sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Austeridade

   Fui ao dicionário verificar e austeridade, segundo um dicionário muito elementar de que às vezes me sirvo por ser pequeno e de fácil consulta, significa qualidade do que é austero; severidade; inteireza de caráter. Eu disse que o meu dicionário é elementar, por isso não estranhem o resumo. Qualidade do que é austero suponho que seja uma expressão muito oca, se não soubéssemos o que significava austeridade, parece-me bem que continuávamos na mesma escuridão; severidade já acende uma luz ao fundo do túnel. Senão reparem, na televisão fala-se todos os dias nas novas medidas de austeridade e parte-se do princípio que todos sabemos o que isso é (todos, entenda-se o zé povinho também). Mas será que todos  percebemos o enigma por detrás dessa informação? Suponho que a falta de transparência dos políticos começa precisamente na falta de tato com as palavras (falta de tato ou tato político? ...). Presumo que, se estes usassem a palavra severidade, talvez fossem  mais claros porque o que estas medidas são é autênticas feras prestes a saltar-nos em cima, dos bolsos, entenda-se. Só a severidade das feras pode traduzir esta atitude política. Finalmente, inteireza de caráter, esta, sim, é do conhecimento geral, entendem-na na perfeição, notam-lhe, no entanto, uma certa descontextualização, sobretudo se de política, ou políticos, se tratar . Mas, palavras à parte, com austeridade ou sem ela, penso que já todos entendemos que o futuro nos reserva muita severidade. Para lhe sobreviver, será que todos se vão reger pela mesma inteireza de caráter?  A ver vamos!

2 comentários:

Franck disse...

Austeridade + Futuro enjaulado = (segundo o novo acordo ortográfico) AUSCHWITZ.

Mas como diz o Sérgio Godinho (e eu também porque sou dos antigos).

"Que Força é Essa"

Vi-te a trabalhar o dia inteiro
construir as cidades pr´ós outros
carregar pedras, desperdiçar
muita força p´ra pouco dinheiro
Vi-te a trabalhar o dia inteiro
Muita força p´ra pouco dinheiro

Que força é essa
que força é essa
que trazes nos braços
que só te serve para obedecer
que só te manda obedecer
Que força é essa, amigo
que força é essa, amigo
que te põe de bem com outros
e de mal contigo
Que força é essa, amigo
Que força é essa, amigo
Que força é essa, amigo

Não me digas que não me compr´endes
quando os dias se tornam azedos
não me digas que nunca sentiste
uma força a crescer-te nos dedos
e uma raiva a nascer-te nos dentes
Não me digas que não me compr´endes


Obs: Eu cá não vou em acordos ortográficos.

M_guid@PC disse...

Cá em casa não faltam dicionários. Temos calhamaços, dicionários de bolso, colecções deles... Foi dinheiro mal gasto. De acordo com o novo acordo ortográfico estão todos mal escritos.
E, infelizmente, eu não o posso ignorar.