domingo, 15 de dezembro de 2013




As pessoas boas...

Mona Lisa ou Gioconda?
As pessoas boas fazem-nos bem, ainda que muitas vezes o não façam a elas. São altruístas, abdicam de tanta coisa só porque os outros existem, silenciam as palavras menos polidas à porta da voz, são pacientes, tolerantes, meigas,  e têm um sorriso... maravilhoso e meio sorriso, cheio de curvas no rosto inteiro, até nos olhos, a meio caminho entre a água e as nuvens. Lembram-me as mulheres de Camões, de rosto cândido e manso; lembram-me também as vacas, com o seu semblante imperturbável e lento. Às vezes incomodam-me, como as mulheres de Camões, na sua expressão nebulosa e parada. Talvez seja ciúme dessa perfeição, talvez seja descrença, talvez, mas eu acho tanta piada ao erro, ao berro, ao rosto crispado, à convulsão das palavras, ao estrebuchamento ... é mais forte, atuante, como um touro na arena que só ganha vida quando esquece o público e enfrenta o adversário. Perdoem-me, mas não acredito em semideuses. 

Nenhum comentário: